segunda-feira, 28 de março de 2011

Farenheit 451, a biblioteca futurista de Brasília e o seguro de um Fiat 147


Incription de Diane Samuels



Celulose, água, cola e ... VOI LÁ! Adivinhou? Sim, peças de museu.
Já a dois anos a biblioteca nacional de Brasília tem suas ferramentas presas por um vidro, impedindo que elas trabalhem nas nossas mentes, afinal, seu sentido de existir.  A lengalenga regurgitada pela zotoridade (in)competentes – causa do sono de toda produção pecuária sul-mato-grossense – é que não foram instalados mecanismos de defesa contra roubos – nesse curtíssimo espaço de tempo – dos preciosos, leia-se presssciosos livros, tornando todos aqueles quilos de sequóias prensadas uma só obra de arte futurista, sarcástica e no auge da moda procrastinável pública. Totalmente horrorshow.

A comparação que fazemos agora – eu, você, nós dois, três, dez- é a daquela sua avó, ex-triatleta, campeã olímpica em Berlim, que adquiriu osteoporose nervosaguda e que vive num apartamento ao lado da Praia do Forte. Assim nossos amiguinhos folhudos devem se sentir. E é assim que a loucura de Ray Bradbury, que conhecemos pelo nome de Farenheit 451. Os livros, o fogo, o fogo quente aos ”perigosos” livros. Mais válido que essa prisão sádica numa lan house governamental. Uma piadinha de mau gosto que força comparação os desejosos leitores a cachorros de rua, olhando um frango gordo girando num forno de padaria.


Horrorshow mesmo seria esse fim imaginado em Bradbury. Um fim digno e tão simbólico como no conto do inglês. A queima desses objetos subversivos, redentores. Daríamos o Valhala aos livros, no fogo puro, retirando-os do seu limbo eterno que os impede de sua função, seu pressssciosismo é válido, muito mais válido ao pesquisador, ao estudante e ao sedento, que às prateleiras da biblioteca nacional de Brasília.
Partindo desse ponto, deixo ao amigo a frase do filósofo Confúcio, grande armador do Pinheiros de setenta e oito, que ajuda na reflexão:

“Um livro preso na prateleira é tão útil quanto o seguro de um Fiat 147”







Nenhum comentário: